Tutoriais

Pessoal, parece que ficou meio esquecido essa parte e vejo várias perguntas na qual os tutoriais resolveriam os seus problemas, então vou dar uma atualizada com esse post com todos os tutoriais do blog.
- Sincronizar Google Calendar e Google Contacts com Windows Mobile;
- Porque meu GPS mostra que estou em outra cidade?;
- Deletando atalho do menu;
- Criando Atalho;
- Games Gameloft;
- Remover o Som de Inicialização do Sistema;
- Ordenar contato por nome e sobrenome;
- Colocar músicas que estão no SD como toques;
- Overclock Q11 (Incluí aumento de SOM, Desempenho entre outros) ;
- Otimizando a Memória RAM;
- Desinstalando um programa;
- Usar somente a conexão de Internet do Wi-Fi;
- Usar somente a conexão da Internet do PC;
- Instalando Arquivos .CAB;
- Tirando o som da câmera do Q11.
Ou então, basta clicar em Tutoriais no menu suspenso (superior) do blog.
[Tutoriais] Sincronizar Google Calendar e Google Contacts com Windows Mobile

Para configurar a syncronização com qualquer smartphone rodando Windows Mobile:
ETAPA IMPORTANTE: FAÇA BACKUP DE TODOS SEUS CONTATOS E ENTRADAS EM CALENDÁRIOS ANTES DE CONTINUAR, A PRIMEIRA SINCRONIZAÇÃO PODE APAGAR TODOS SEUS DADOS, FAÇA BACKUP ANTES!
Fez o backup? Não? Ótimo … lá vamos nozes:
1. Abra o Active Sync em seu telefone
2. Clique no link Set up your device to sync with it ou “Configure o dispositivo para sincronizar com ele.”
3. Digite m.google.com como server address ou “endereço do servidor”
4. Marque a opção SSL
5. Clique em Next/Avançar
6. Digite o email completo de sua conta no Google no campo User name/Nome de usuário (sim, você pode usar contas Google Apps depois de habilitadas pelo seu admin no painel Google Apps for Domains)
7. Digite a senha de sua conta no Google no campo Password/Senha
8. Deixe o campo Domain/Domínio em branco
9. Clique em Next/avançar
10. Marque apenas Contacts/Contatos e Calendar/Calendário (não, as outras funções AINDA não funcionam)
11. Clique em Finish/Finalizar
12. Clique na opção Sync/Sincronizar à esquerda para sincronizar
Pronto! Você acaba de configurar o Google Sync para Windows Mobile.
Importante! Google Sync utiliza o Microsoft© Exchange ActiveSync© protocol. toda vêz que é configurado uma nova conta no Exchange ActiveSync do seu telefone, todos os Contatos e Calendarios exstentes poderão ser removidos. Por favor antes de fazer as configurações, tenha certeza de ter feito todo o backup importante de seu aparelho.
[Tutoriais] Porque meu GPS mostra que estou em outra cidade?

Quando você inicia o aplicativo MOTONAV, recebo a notificação de que estou em “São Paulo”, mas eu não estou em São Paulo! O que está acontecendo? Isto acotence porque durante a primeira utilização do aplicativo MOTONAV, São Paulo é usado como localização padrão do Mapa. Assim que o telefone recebe sinal dos satélites da rede GPS, o mapa é atualizado automaticamente e exibe sua localização atual. Quando utilizado novamente, a “última posição localizada” será exibida como padrão. O mapa sempre será atualizado automaticamente assim que o aparelho obtiver sinal de GPS. Tutorial por Marcelo.
[Tutoriais] Deletando atalho do menu
Para detalher ícones de atalho dos menus, é muito simples:
Se você deseja apagar um atalho do menu principal: 'Abra o menu do smartphone > Gerenciador de Arquivos > Windows > StartMenu;
Se você deseja apagar um atalho da pasta jogos: 'Abra o menu do smartphone > Gerenciador de Arquivos > Windows > StartMenu > Jogos;
Se você deseja apagar um atalho da pasta acessório: 'Abra o menu do smartphone > Gerenciador de Arquivos > Windows > StartMenu > Acessórios; (óbvio :p)
Siga esses passos se quiser apagar atalhos em outros menus também.
[Tutoriais] Criando Atalho

Para colocar um atalho nos menus de iniciação, é bem fácil, darei um exemplo de colocar um atalho de algum jogo no Menu > Jogos.
Vamos lá:
Primeiramente instale o jogo no seu Storage Card, então acesse oseu Storage Card pelo Gerenciador de Arquivos, e procure pelo jogo instalado, normalmente esse jogo instalado fica em Aplications, ou algo parecido, procure saber qual o nome da Empresa que fez esse jogo, que ficará mais fácil, após isso, vá no .exe do jogo que você instalou clique em:
Menu > Arquivo > Criar Atalho
Agora você irá selecionar o local em que irá colar esse atalho:
Gerenciador de Arquivos > Windows > Start Menu > Games
Esse tutorial serve tanto quanto para jogos quanto para aplicativos ou
qualquer outro item que você quiser fazer um atalho.
By V.
[Tutoriais] Games Gameloft

Ao instalar um jogo da GameLoft, você notará que mesmo selecionando para o jogo ser instalado no Storage Card, ele irá ter uma pasta no:
\Program Files\Gameloft\JogoQueVoceInstalou
Então, quando acontecer isso da primeira vez, copie a pasta inteira da Gameloft para seu Storage Card, ficando assim:
\Storage Card\Gameloft\JogosQueVoceInstalou
Então apague todos os atalhos do jogo do caminho antigo que você tinha, pelo Gerenciador de Arquivos e depois faça um atalho novo:
Gerenciador de Arquivos > \StorageCard\GameLoft\Seujogo
vá no .exe do jogo instalado, MENU > CRIAR ATALHO, aí então se quiser coloca-lo na pasta jogos copie ele em:
\Windows\StartMenu\Jogos CONCLUIR.
Pronto, economizamos espaço da memória interna do seu Q11.
Tutorial By V.
[Tutoriais] Remover o Som de Inicialização do Sistema

Primeiramente, como sempre, baixe o editor de registro, execute-o, acesse o registro: "\HKEY_CURRENT_USER\ControlPanel\Sounds\SystemStart\Sound" mude o valor que estiver EXATAMENTE IGUAL à: "\Windows\*none*" PS: sem as aspas.
[Tutoriais] Ordenar contato por nome e sobrenome

Se você sincroniza seus contatos com o Google Contacts ou com o MS Outlook e está irritado com a ordenação dos contatos por “Sobrenome, Nome”, siga estes passos:
- Baixe o Contact Changer para Windows Mobile (http://www.shubaroo.com/index.php?module=contact) pelo celular ou pelo computador;
- Se você baixou pelo computador, copie o arquivo no armazenamento do cartão do seu celular;
- Execute a instalação pelo Gerenciador de Arquivos;
- Vá até o Contact Changer e selecione a ordenação desejada;
[Tutoriais] Colocar músicas que estão no SD como toques

Para quem quer colocar músicas que estão armazenadas no cartão SD como toques, o macete é colocaras músicas na raiz do cartão, de forma que eles não fiquem dentro de nenhuma pasta, assim é possível definir qualquer música suportada como toque, SMS, agenda, etc.
Tutorial por Marcelo.
[Tutoriais] Overclock Q11

Atenção, foi testado no meu Q11, ficou bem melhor o desempenho, não ocorreu nenhuma danificação e etc, o Overclock não é 100% seguro quando feito ao máximo, então irei passar os valores médios, mas mesmo assim, não me responsabilizo por qualquer danificação ou falha do seu celular, ou seja, não venha me chingar.
Informações sobre o que iremos mudar:
.
A chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\GDI\GLYPHCACHE, define o tamanho máximo em bytes de amazenamento de caracteres em fontes TrueType (http://pt.wikipedia.org/wiki/TrueType) que tem o nome de "cache o glifo".
.
e alterando a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\STORAGEMANAGER\FATFS - Cachesize, de 0 para 2048, você permite que alem da cache interna do processador o seu sistema utilize uma parte da memória "Rom" nos processamentos.
.
O microproessador Intel ARM920T PXA27x, que vem nos moto Q11 de fabrica rodando a 312MHz, pode funcionar segundo a intel em até 520MHz, mas pra alterar essa velocidade só com alterações no firmiware do celular. E mesmo que alguem tivesse tempo e dinheiro pra estragar uma duzia de aparelhos antes de conseguir, até 520MHz não seria um overclock.
.
Provavelmente a motorola prefiriu essa velocidade por mais de um motivo, alem da economia de energia e carencia na dissipação termica, outros componentes do SISTEMA poderiam não suportar uma maior velocidade...
.
As alterações sugeridas podem, DEPENDENDO do programa, melhorar o desempenho do celular, mas ele não vai esquentar, gastar mais energia ou ter uma vida util menor... mas tambem não vão fazer milagres!
Vamos ao overclock:
Primeiramente você irá precisar de um editor de registro, Download do editor. O próximo passo é iniciar o programa e ir até a chave "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\GDI\GLYPHCACHE" e alterar o valor para 24756, após mudar o valor do GLYPHCACHE iremos mudar o valor do cachesize, "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\STORAGEMANAGER\FATFS", mudar o valor de "cachesize" para 2048. Agora reinicie-o e pronto.
[Tutoriais] Otimizando a Memória RAM

Download
O Q11 tem 64MB de RAM, entretanto disponível para o Sistema Operacional e aplicativos sobra pouco mais de 50MB, o resto que falta é utilizado pelo sistema de vídeo e outras funcionalidades do celular.
Dai surge a pergunta, 50MB é o suficiente? Para alguns casos sim, para outros não, e isto pode ocasionar a lentidão do sistema.
Deixando o fanatismo de lado, quem conhece um pouco de SO, deve lembrar que até a SP 2 do XP, era comum este tipo de programa (otimizadores de RAM) para o windows, aqui surge uma dúvida. Será que a Microsoft cometeou o mesmo erro no Windows Mobile 5 ou realmente os 64MB é muito pouco?
Sim eu sei que o SO do Q11 é o WM 6.1, mas pesquisando um pouco e fuçando no registro é possível encontrar a seguinte informação: Versão: OS 5.2.19731.3. Ou seja o 6.1 está para o WM5 assim como o Windows Milênio esta para o 98.
Bom o meu foco não é discutir sobre SO, teriam outras comunidades melhores, as informações acima são apenas para informar o porque de ter um Software para dar uma "mãozinha" na otimização da RAM do Q11.
O software em questão é o Oxios Memory.
Após concluir a instalação os atalhos estarão dentro do menu Acessórios, e não no iniciar.
Ele instala 2 aplicativos, o Oxios Close Apps, e o Oxios Hibernate.
Para otimizar a RAM utilize o Oxios Close Apps.
O Oxios Hibernate, envia um comando específico (WM_HIBERNATE) para o sistema operacional, este comando por sua vez faz a maioria dos processos, quando o sistema estiver com poucos recursos, fecharem de forma "forçada". Sendo assim não recomendo o uso do Oxios Hibernate.
Observações
- Se vc não sabe como instalar um aplicativo no Q11 ou tem dificuldade, provavelmente vc não precisa de um Otimizador de RAM;
- Este programa não fica residente na RAM, para otimizar a RAM vc deve sempre executá-lo.
Tutorial gentilmente cedido pelo Bruno (Gangreu) da comunidade no orkut.
[Tutoriais] Usar somente a conexão de Internet do Wi-Fi

USAR SOMENTE WI-FI
Iniciar
Configurações
Conexões
GPRS
Escolha a opção que acessa dados (no meu caso Vivo Internet)
Mude Conectar-se a para "My Corporate Network(ou Trabalho)"
Conclua e assim seu celular não acessa a internet.
Caso queira acessar a internet, mude Conectar-se a para "Internet".
Com isso, ele não tem acesso a dados pela rede da operadora, somente Wifi, caso esteja disponivel, se não, nada de navegação a internet.
[Tutoriais] Usar somente a conexão da Internet do PC

USAR SOMENTE A CONEXÃO DA INTERNET DO PC
Em seu aparelho acesse "Iniciar / Configurações / Conexões / USB para PC", desmarque a caixa "Habilitar Funcionalidades Avançadas de Rede / Concluir". Acesse agora "Iniciar / Configurações / Conexões / Menu / Avançado / Menu / Opções" em "Tentativas de Discagem" deixe "5", em "Ocioso Antes de Desl." deixe "5 Minutos" e em "PC se Conecta a" deixe "Internet" e Conclua. Volte a tela inicial do celular e o conecte ao computador. Após o Activesync estar pronto, em seu celular entre em "Iniciar / Configurações / Conexões / Menu / Avançado" e em "Conexão com a Int. deixe "Conexão de Passagem" e todo o resto deixe "Automático". Pronto, seu celular já está acessando a internet pelo seu computador.
Caso este procedimento não funcione teste em outro computador para verificar se existe alguma irregularidade no celular ou no computador.
[Tutoriais] Instalando Arquivos .CAB

Instalação de Arquivos .CAB e .ZIP
Muitos programas são disponibilizados como arquivos .CAB, que podem ser instalados diretamente nos aparelhos móveis. Em alguns casos os arquivos .CAB estarão compactados dentro de arquivos no formato .ZIP.
Abaixo mostraremos uma maneira para efetuar a instalação de forma segura:
- Faça o download do programa desejado, gravando-o em uma pasta do seu computador;
- Conecte seu dispositivo móvel ao seu computador de mesa (PC);
- Abra o programa ActiveSync, se estiver usando o Windows XP, ou Windows Mobile Device Center, se usar o Vista;
- Clique no botão Explorar no ActiveSync, ou na opção de arquivos e pastas, no Windows Mobile Device Center;

- Será aberta uma janela do Windows Explorer. Aqui você deverá selecionar a pasta de seu dispositivo móvel onde o arquivo será copiado. Primeiro selecione seu aparelho, e posteriormente a pasta em si. Recomendamos a Storage Card, ou similar, para copiar o arquivo para o cartão de memória, caso tenha um, senão pode armazenar em outra pasta, na memória principal;

- Agora abra outra janela com o gerenciador de arquivos do PC, e encontre o arquivo que foi baixado da Internet. Se ele estiver compactado, descompacte, deixando o arquivo .CAB nessa pasta. Copie o arquivo .cab para a outra janela, onde estão as pastas de seu PDA ou smartphone. Isso pode ser feito com o comando copiar e colar, ou arrastando e soltando o arquivo da pasta original para a de destino;
- Em seu PDA ou smartphone, abra o gerenciador de arquivos e vá para a mesma pasta para onde o arquivo .cab foi copiado;

- Toque no arquivo .CAB que você copiou. Você pode ver uma tela questionando que o programa não é de um desenvolvedor conhecido. Se isso ocorrer, e ele for confiável, confirme a instalação;

- Agora defina onde o programa deverá ser instalado, se na memória principal, ou no cartão de expansão, caso exista um. Nessa tela observe ainda o espaço necessário e o disponível, e toque em Instalar, na parte inferior da tela;

- O programa foi instalado e pode ser executado acessando o menu Iniciar -> Programas.

[Tutoriais] Tirando o som da câmera do Q11

Primeiramente faça o download do editor de registro.
Então execute-o e vamos para a chave "\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\Pictures\Camera\OEM\SoundFile" mude o valor da string "\windows\shuttersound_02_secs.wav" para "\windows\*none*".
A segunda opção, é você acessar a chave "\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\Pictures\Camera\OEM\" e alterar o valor do ShutterSoundVolume de 32768 para 0.
Se não funcionar, reinicie-o e teste novamente.
